EXCURSÕES

No momento, a organização está em fase de levantamento de interesse nas excursões. Solicitamos que os(as) interessados(as) manifestem seu interesse por meio dos links disponíveis abaixo.

A comissão organizadora ressalta que, para adquirir uma excursão, é necessário estar previamente inscrito no evento. Caso o número mínimo de participantes não seja atingido, o valor pago será reembolsado, ou dado a opção de outra excursão disponível.


Geodiversidade

Uma imersão geológica em Roraima: Geodiversidade e Tectônica das rochas Supracrustais a Crosta profunda

Instrutores: Túlio Amós Mendes, Fabio Wankler, Antonio Oliveira, Rielva Nascimento, Mayara Teixeira

Duração: 4 dias

Declarar Interesse
Tacutu

Bacia do Tacutu - Estratigrafia e Paleontologia

Instrutores: Carlos Eduardo Lucas Vieira, Elizete Celestino Holanda, Lorena Malta Feitoza, Vladimir de Souza

Duração: 1 dia

Declarar Interesse


Bacia Capiru

Uma imersão geológica em Roraima: Geodiversidade e Tectônica das rochas Supracrustais a Crosta profunda


Data: Quinta (30 de outubro de 2025)

Saída: 8h30 - Instituto de Geociências (UFRR)

Previsão de retorno: 02 de novembro de 2025 - Instituto de Geociências (UFRR)

Vagas: mínimo de 8 e máximo de 12 participantes

Instrutores: Túlio Amós Mendes, Prof. Dr. Fabio Wankler, Ma. Antonio Oliveira, Profa. Dra. Rielva Nascimento, Profa. Dra. Mayara Teixeira

Roteiro: Boa Vista – Uiramutã – Cantá - Boa Vista

Alimentação: Inclusa

Contexto: Roraima apresenta um amplo registro geológico da tectônica orosiriana que edificou a porção centro-norte do Cráton Amazônico. De norte a sul, uma seção geológica apresenta sequencialmente rochas sedimentares, sistemas vulcanoplutônicos e metamorfitos de variados graus, todos gerados no Orosiriano e com exposições excepcionais. Este roteiro de quatro dias propõe uma seção transversal às principais estruturas geológicas do estado, desde Uiramutã até as serras do centro de Roraima – entre os paralelos norte 4.60º e 1.75° – atravessando rochas do Supergrupo Roraima, dos cinturões Orocaima, Cauarane-Coeroeni e Rio Urubu, e da SLIP Uatumã.

Bacia do Tacutu: Estratigrafia e Paleontologia


Data: Quinta (30 de outubro de 2025)

Saída: 8h30 - Instituto de Geociências (UFRR)

Previsão de retorno: 30 de outubro de 2025 - Instituto de Geociências (UFRR)

Vagas: mínimo de 8 e máximo de 25 participantes

Instrutores: Dr. Carlos Eduardo Lucas Vieira, Dra. Elizete Celestino Holanda, Ma. Lorena Malta Feitoza, Dr. Vladimir de Souza

Roteiro: Boa Vista – Bonfim - Boa Vista

Alimentação: Inclusa

Contexto: Distribuindo-se desde a Guiana até o noroeste do Estado de Roraima, no Brasil, a Bacia do Tacutu compreende um conjunto de rochas de grande interesse, seja por representarem um raro testemunho amazônico de um intervalo de tempo (Juro-Cretáceo) marcado por impressionante atividade tectônica que resultou na quebra do Pangea e concomitante formação do Atlântico Central, seja por conter um rico e diverso registro fóssil da história da vida na Terra. Além disso, ela qualifica-se como um sistema petrolífero de fato, com registro de óleo e gás indicando alto potencial econômico as suas prováveis reservas. Tendo em vista isso, o objetivo desta excursão é proporcionar aos participantes uma visão geral sobre o contexto tectono-estratigráfico e paleontológico das unidades aflorantes da porção brasileira da bacia, a partir de visitas orientadas aos principais afloramentos da bacia.

Excursão Geodiv

© 2024 Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Norte